AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE SOBRE O SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO DE PASSAGEIROS DO MUNICÍPIO
Audiência foi aberta pelo secretário de Administração e Transporte Público, Gustavo Duarte Elias de Almeida.
Nesta quarta-feira (02/02), na Câmara Municipal, a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Administração e Transporte Público, realizou, de forma híbrida, uma audiência pública para debater a concessão da exploração do sistema de transporte público coletivo de passageiros do município.
Dentre secretários municipais, vereadores e moradores de diversos bairros – Vila Doutor Laurindo, Jardim São Luiz, Jardim Santa Rita de Cássia, Jardim Gramado, Jardim São Conrado, Jardim Wanderley, Nova Tatuí, Centro, Congonhal, Jardim Santa Emília e Jardim Manoel de Abreu -, 35 pessoas participaram da audiência, que foi aberta protocolarmente pelo secretário de Administração e Transporte Público, Gustavo Duarte Elias de Almeida.
Logo em seguida, ele passou a palavra ao engenheiro Antônio Marchezetti, da empresa de consultoria especializada, contratada por meio de processo licitatório, que realizou o estudo sobre o transporte público coletivo de passageiros de Tatuí. Marchezetti apresentou uma síntese do estudo realizado, que tratava de um diagnóstico de oferta e de demanda do transporte público de passageiros em três períodos diferentes: setembro de 2019 (antes da pandemia); setembro de 2020 (durante a pandemia); e setembro de 2021 (quando a pandemia estava com índices mais baixos). Por meio dos resultados, ficou claro aos presentes o perfil do usuário do transporte público e como era o sistema de transporte de passageiros antes da pandemia e atualmente, demonstrando o impacto causado por ela.
O estudo abordou, também, o resultado da consulta social realizada pela empresa, com todas as sugestões dos usuários do transporte, bem como a análise da mobilidade urbana municipal, como, por exemplo, as taxas de motorização no município, com a composição de outros modais de transporte (carro, motocicletas etc.).
Após o diagnóstico e a análise da consulta social, foram apresentadas as alternativas para modernizar e melhorar o atendimento dos serviços, com a rede proposta e as características operacionais dos ônibus.
Por fim, foi aberto para as pessoas presentes fazerem seus questionamentos, sendo que todos os vereadores se pronunciaram e alguns representantes de bairros também. As dúvidas foram respondidas pelo engenheiro responsável da consultoria contratada e, em seguida, a audiência foi encerrada pelo secretário municipal de Administração e Transporte Público, Gustavo Duarte Elias de Almeida.
Vale destacar que a consulta pública realizada pela Prefeitura de Tatuí, ainda está aberta no site www.tatui.sp.gov.br; lá também está disponível todo o material apresentado na audiência pública e um formulário (https://bit.ly/3AZ55zB) para os cidadãos opinarem sobre o novo sistema de transporte público coletivo de passageiros, que será implementado em breve.
Conteúdos Relacionados
-
TATUIPREV INICIA NOVO RECADASTRAMENTO PREVIDENCIÁRIO PARA SERVIDORES MUNICIPAIS
Recadastramento segue até maio de 2026 e é obrigatório para servidores municipais ativos.
-
PREFEITURA DE TATUÍ PROMOVE AÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR PARA SERVIDORES MUNICIPAIS
Ação reuniu servidores municipais e profissionais da saúde para orientações, serviços preventivos e atividades de bem-estar.
-
NESTA SEXTA-FEIRA (2/5), APÓS O FERIADO DO DIA DO TRABALHADOR, EXPEDIENTE DA PREFEITURA ESTÁ SUSPENSO
Os serviços essenciais funcionarão normalmente.
-
TATUÍ PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA AGENDA ESTRATÉGICA DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA
O Plano Diretor apresentado reúne diretrizes estratégicas voltadas ao desenvolvimento sustentável das cidades da RMS, com foco em três pilares principais: Agro, Turismo e Indústria.