PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE TATUÍ AVANÇA NO PLANEJAMENTO CULTURAL E FORTALECE EQUIPAMENTOS NO INÍCIO DE 2026

Ações articuladas pelo Departamento de Cultura marcam janeiro com planejamento estratégico, parcerias e preparação para o bicentenário do município.

PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE TATUÍ AVANÇA NO PLANEJAMENTO CULTURAL E FORTALECE EQUIPAMENTOS NO INÍCIO DE 2026

O início de 2026 foi marcado por uma agenda intensa de ações culturais em Tatuí, com foco no planejamento estratégico, no fortalecimento dos equipamentos públicos, na articulação intersetorial e no aprimoramento da comunicação pública da cultura. Ao longo do mês de janeiro, iniciativas desenvolvidas e acompanhadas pela Prefeitura da Estância Turística de Tatuí, por meio do Departamento de Cultura, reafirmaram o compromisso do município com o acesso à cultura, a valorização da identidade local e a preparação para as comemorações dos 200 anos da cidade.

Entre os destaques do período está o avanço na consolidação de políticas públicas e programas estruturantes, como a formalização dos Museus de Tatuí no programa estadual Pontos MIS e a inscrição do município na 18ª edição do Programa “Viagem Literária”, promovido pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB). Também foram realizadas ações técnicas e administrativas voltadas à preservação do patrimônio cultural, incluindo solicitações de melhorias estruturais em equipamentos culturais, como o Museu da Imagem e do Som - MIS Tatuí “Jornalista Renato Ferreira de Camargo”, além de áreas de interesse histórico.

Durante o mês, a Cultura esteve presente em reuniões com diversas secretarias municipais para o planejamento integrado do “Tatuí Folia - Carnaval 2026”, envolvendo áreas como segurança, mobilidade urbana, saúde e assistência social. Houve ainda encontros com a equipe gestora do Conservatório de Tatuí e da Orquestra Sinfônica Municipal, com representantes da Câmara Municipal e do Itaú Cultural, fortalecendo parcerias institucionais e alinhando ações para a construção do calendário cultural de 2026.

No contexto das comemorações do bicentenário, avançaram os trabalhos do projeto “200 Dias para os 200 Anos”, com a instalação de totem comemorativo em parceria com a Kéke Empreendimentos, o planejamento de intervenções na Praça da Matriz e o desenvolvimento de elementos simbólicos, como a criação de azulejos comemorativos em parceria com a Cerâmica Strufaldi. A pauta do bicentenário também esteve presente em reuniões com o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, secretarias parceiras e instituições culturais.

A agenda cultural de janeiro contemplou ainda o planejamento e ajustes de exposições que marcam a retomada das atividades do setor educativo do Museu Histórico “Paulo Setúbal” e demais equipamentos de memória em 2026, como a exposição “Tatuí na visão do artista”, de Mingo Jacob, além do diálogo intersetorial para a realização da exposição “200 lugares que você precisa visitar em nossa cidade”, de Binho Vieira.

Na área de fomento, o Departamento de Cultura concluiu os procedimentos referentes à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com a solicitação de transferência do saldo remanescente do Ciclo 1 para o Ciclo 2, assegurando a continuidade dos investimentos no setor cultural. Também foi finalizada a prestação de contas da execução do Ciclo 1 da PNAB.

Outro ponto de destaque foi a atuação na comunicação pública da Cultura. Somente em janeiro, foram produzidas 29 pautas jornalísticas, mantendo a média de uma publicação por dia, ampliando a transparência das ações e fortalecendo o diálogo com a população. As redes sociais dos equipamentos culturais e da Secretaria de Cultura também registraram números expressivos de visualizações e engajamento, ampliando o alcance das ações culturais no ambiente digital.

Segundo o secretário-adjunto de Cultura, Rogério Vianna, o início de 2026 reflete o compromisso da gestão com uma política cultural estruturada e contínua. “Janeiro foi um mês estratégico para a Cultura de Tatuí. Trabalhamos intensamente no planejamento, na articulação com outras secretarias, no fortalecimento dos nossos equipamentos culturais e na preparação de ações que dialogam diretamente com o bicentenário da cidade. A cultura tem papel central no desenvolvimento humano, na memória e na identidade do município, e seguimos empenhados em ampliar o acesso, a transparência e a participação da população nas políticas culturais”, destacou.

Os equipamentos culturais do município também registraram números expressivos de atendimentos e atividades ao longo do mês, com destaque para a Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, o Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” - CEU das Artes, o Centro Cultural - Edifício Alvorada e o Complexo Cultural de Memória, que abrange o Museu da Imagem e do Som - MIS Tatuí “Jornalista Renato Ferreira de Camargo” e o Memorial do Rugby 1928 “Dr. Gualter Nunes”, reafirmando o papel desses espaços como polos de convivência, formação e acesso à cultura.

Com planejamento, articulação institucional e presença ativa no território, janeiro de 2026 consolidou-se como um período estratégico para a Cultura de Tatuí, estabelecendo bases sólidas para um ano marcado por celebrações, fortalecimento institucional e ampliação do acesso cultural para toda a população.

A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente ao ODS 10 - Redução das Desigualdades, ao promover o acesso democrático à cultura e às políticas públicas culturais, e ao ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis, ao valorizar o patrimônio cultural, fortalecer os equipamentos públicos e estimular a ocupação qualificada dos espaços urbanos como locais de convivência, memória e identidade.

Conteúdos Relacionados