SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM TATUÍ TEM MUTIRÃO DE PLANTIO, DOAÇÃO DE MUDAS E AÇÕES EDUCATIVAS
Com a participação de instituições parceiras, entidades ambientais, estudantes, profissionais e toda a comunidade, a Semana busca sensibilizar e incentivar a população à adoção de práticas sustentáveis no dia a dia.
A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agropecuária e Bem-estar Animal, promoverá, entre os dias 4 e 10 de junho (quarta a terça-feira), a Semana do Meio Ambiente 2025, instituída pela Lei Municipal nº 3.754, de 16 de novembro de 2005.
Com o tema “Pequenas ações, grandes transformações”, o evento contará com uma série de atividades que reforçam o compromisso do município com a sustentabilidade, a preservação ambiental e o bem-estar animal.
A programação da Semana do Meio Ambiente é realizada em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a ser celebrado em 5 de junho, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia, no ano de 1972.
Com a participação de instituições parceiras, entidades ambientais, estudantes, profissionais e toda a comunidade tatuiana, a Semana do Meio Ambiente 2025 busca sensibilizar e incentivar a população à adoção de práticas sustentáveis no dia a dia. Ela reforça o compromisso da Administração Municipal com a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, promovendo ações que transformam o presente e constroem um futuro melhor para todos.
PROGRAMAÇÃO
A Semana do Meio Ambiente em Tatuí terá início nesta quarta-feira (4/6), às 9h, no Parque Municipal Ecológico Maria Tuca. A primeira atividade será o bate-papo ambiental “Memórias vivas”, seguido do plantio de mudas nativas com a participação dos idosos do “Avivar”, que é um Projeto do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), e das crianças atendidas pelo NUMEA – Núcleo Municipal de Educação Ambiental “Rita Corrêa Coelho”.
Na quinta-feira (5/6), data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, duas ações estão programadas. Pela manhã, às 10h45, será realizada uma palestra sobre os novos procedimentos do Licenciamento Ambiental Municipal dentro do Programa “Facilita SP”. O evento acontecerá no auditório do Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (NEBAM) e será voltado para contadores, consultores e demais interessados no tema. À tarde, às 14h, o Projeto “OAB vai à escola” levará atividades de educação ambiental e plantio de mudas para os alunos da pré-escola da EMEI “Prof. Vicente de Camargo Barros”.
Um dia depois, na sexta-feira (6/6), às 14h, será promovido um mega plantio de mudas nativas na Fazenda Interlagos, em uma ação conjunta da Prefeitura de Tatuí e da empresa Igarapé New Holland. A atividade faz parte do projeto de recuperação de nascentes do Rio Pederneiras e contará com a participação de funcionários da empresa e de alunos do curso Técnico em Meio Ambiente, da ETEC “Sales Gomes”.
Já no sábado (7/6), haverá duas ações simultâneas. Às 9h, no Bairro Inocoop, moradores do Conjunto Habitacional “José Elias Saad” participarão de um plantio de mudas e de uma visita ao Ecoponto Oeste, localizado na área verde pública ao final da Rua Diomar Gianotti. No mesmo horário, na Praça da Matriz, será realizada uma grande ação aberta ao público com doação de mudas, adoção de animais, coleta de óleo de cozinha usado e exibição de vídeos educativos.
Encerrando a programação, na terça-feira (10/6), durante o período da manhã, a EMEF “Prof. Alan Alves de Araújo”, no Jardim Santa Rita de Cássia, receberá uma palestra sobre queimadas urbanas, ministrada pela Coordenadoria da Defesa Civil de Tatuí, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Agropecuária e Bem-estar Animal. A atividade será voltada aos alunos dos 6º anos da Unidade Escolar.
Conteúdos Relacionados
-
CAMPANHA “JULHO DOURADO” MOBILIZA MUTIRÃO DE CASTRAÇÃO E VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA EM TATUÍ
Ação gratuita contempla animais já cadastrados e inclui vacinação antirrábica para cães e gatos em geral.
-
PREFEITURA ALERTA PARA RETA FINAL DA CAMPANHA DE ATUALIZAÇÃO DE REBANHOS
O prazo final se encerra no dia 7 de junho. A medida é obrigatória desde o fim da vacinação contra a Febre Aftosa.
-
USO DE DRONE AUXILIA NAS AÇÕES DE FISCALIZAÇÃO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM TATUÍ
Com a capacidade de capturar imagens em alta resolução e realizar inspeções aéreas, o equipamento facilita a identificação de infrações em áreas de difícil acesso, garantindo uma fiscalização mais precisa e em um menor período de tempo.