APODET ABRE INSCRIÇÕES PARA O “1º CINE APODET - MOSTRA NACIONAL DE CURTAS-METRAGENS”, EM TATUÍ

Iniciativa integra projeto contemplado pela Política Nacional de Cultura Viva e reforça o compromisso com a acessibilidade e a democratização da arte.

APODET ABRE INSCRIÇÕES PARA O “1º CINE APODET - MOSTRA NACIONAL DE CURTAS-METRAGENS”, EM TATUÍ

A Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí (Apodet) está com inscrições abertas para o “1º Cine Apodet - Mostra Nacional de Curtas-metragens”, que será realizado entre os dias 6 e 11 de abril, no município. A iniciativa tem como objetivo fomentar e divulgar produções audiovisuais comprometidas com a garantia do direito de acesso e de criação das pessoas com deficiência, além de promover a democratização da arte por meio de obras que contemplem recursos de acessibilidade.

O evento integra o projeto “Apodet - Território de Arte e Acesso”, contemplado pela Política Nacional de Cultura Viva, do Ministério da Cultura do Governo Federal e Prefeitura da Estância Turística de Tatuí.

Podem se inscrever trabalhos estudantis desenvolvidos por alunos do Ensino Médio, Ensino Superior, cursos técnicos ou cursos livres de cinema, além de produções amadoras e profissionais. Serão aceitas obras inéditas ou já exibidas, de qualquer gênero ou temática, com duração máxima de até 30 minutos.

Para participar, o detentor ou detentora dos direitos autorais deverá preencher formulário on-line com informações sobre a obra e disponibilizar link seguro para visualização, hospedado no Vimeo (com senha) ou no YouTube (modo não listado). Preferencialmente, os filmes deverão contar, em seu elenco, produção e/ou direção, com artistas com deficiência, além de apresentar ao menos um recurso de acessibilidade, como Libras, audiodescrição ou Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE).

A comissão organizadora reserva-se o direito de excluir da programação filmes realizados exclusivamente por meio de Inteligência Artificial, mediante análise caso a caso, sem possibilidade de recurso.

As inscrições seguem abertas até o dia 28 de fevereiro e podem ser realizadas pelo link: https://bit.ly/3M5fOCU. O regulamento completo e a ficha de inscrição também estão disponíveis no link da bio do Instagram da Apodet.

Para a comissão organizadora, “conceber e realizar um evento desse porte demonstra a responsabilidade pública da Apodet com o acesso das pessoas com deficiência de Tatuí aos bens culturais produzidos por artistas de diversas localidades do Brasil. Além disso, o ‘1º Cine Apodet - Mostra Nacional de Curtas-metragens’ busca consolidar o papel da instituição junto aos espaços culturais e aos fazedores de arte da cidade, como território aberto a todas as linguagens artísticas e a todos os públicos”.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: apodet.apodetatui@gmail.com.

A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), dialogando especialmente ao ODS 10 - Redução das Desigualdades, ao promover a inclusão, a acessibilidade e a ampliação do protagonismo das pessoas com deficiência no campo cultural; e ao ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis, ao fortalecer a vida cultural do município e ampliar o acesso democrático aos bens e às expressões artísticas.

Conteúdos Relacionados