AÇÕES PREVENTIVAS DE TRÂNSITO SÃO REALIZADAS PELA GCM E DMU EM PONTOS ESTRATÉGICOS DE TATUÍ
Fiscalizações integradas ocorreram em diferentes regiões do município com foco na segurança viária e no cumprimento da legislação.
Com o objetivo de ampliar a segurança viária, prevenir crimes de trânsito e coibir infrações associadas, a Prefeitura da Estância Turística de Tatuí realizou, nos dias 26 e 28 de janeiro, uma série de fiscalizações de trânsito em diferentes regiões do município. As operações foram desenvolvidas de forma integrada pela Guarda Civil Municipal (GCM) e pelo Departamento de Mobilidade Urbana (DMU).
As fiscalizações ocorreram em vias estratégicas e seguiram diretrizes operacionais voltadas à verificação de escapamentos em desacordo com a legislação vigente, veículos em mau estado de conservação, ausência de equipamentos obrigatórios, além da repressão à prática de manobras perigosas, crimes em geral e crimes de trânsito.
Na última segunda-feira (26/1), a operação foi realizada no bairro Jardim Lírio. Durante a ação, foram averiguadas 32 motocicletas e pesquisadas 35 pessoas. Ao todo, 32 veículos passaram por fiscalização. Foram lavrados 5 Autos de Infração de Trânsito (AIT) por licenciamento em atraso, além da remoção de 2 motocicletas em situação irregular.
Já na quarta-feira (28/01), a fiscalização ocorreu na Avenida Pompeo Reali. Na ocasião, foram averiguadas 32 motocicletas, com a pesquisa de 63 pessoas e abordagem de 49 condutores. A ação resultou na lavratura de 6 Autos de Infração de Trânsito, com registros de irregularidades como licenciamento atrasado, condução sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), CNH vencida, entrega de veículo a condutor não habilitado e condução de veículo utilizando calçados inadequados, como chinelos. Um veículo foi removido durante a operação.
As ações integram um conjunto de medidas permanentes adotadas pela Administração Municipal para promover um trânsito mais seguro, organizado e em conformidade com a legislação, garantindo maior proteção, segurança e bem-estar à população de Tatuí.
A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, com destaque para o ODS 3 - Saúde e Bem-Estar, ao contribuir para a redução de acidentes e riscos no trânsito, e o ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis, ao fortalecer a mobilidade urbana segura, a ordem pública e a qualidade de vida nos espaços urbanos.