HOMEM COM EXTENSA FICHA CRIMINAL É CAPTURADO PELA GCM EM TATUÍ APÓS INVESTIGAÇÃO POR LATROCÍNIO
Indivíduo tinha mandado de prisão em aberto e era investigado por crime ocorrido no fim de 2025, que resultou em morte.
Na tarde desta quarta-feira (4/2), durante patrulhamento de rotina na região do Parque Gerbeli, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Tatuí capturou um homem procurado pela Justiça. Ele possuía mandado de prisão em aberto e extensa ficha criminal, com registros por roubo, furto, receptação e lesão corporal, além de investigação por um latrocínio ocorrido em meados de dezembro de 2025, que resultou na morte da vítima.
A ocorrência teve início por volta das 16h43, quando a equipe da GCM avistou o suspeito na Rua XI de Agosto, nas proximidades da Praça Ana Paola Barbosa Lourenço. Ao perceber a aproximação da viatura, o homem tentou fugir a pé, pulando o muro de uma residência e transitando por diversos telhados.
Com autorização da proprietária do imóvel, os agentes realizaram buscas no local e localizaram o procurado escondido na lavanderia da residência. Ele foi detido e algemado conforme a Súmula Vinculante nº 11 do Supremo Tribunal Federal (STF), sendo conduzido à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para avaliação médica, onde não foram constatadas lesões relevantes.
Na sequência, o indivíduo foi apresentado ao Plantão Policial para as providências legais cabíveis. No local, também foi ouvido pelo Setor de Investigações Gerais (SIG), em razão de investigação em andamento por suposto envolvimento no latrocínio ocorrido no fim de 2025. O último mandado de prisão em seu desfavor está relacionado a esse crime.
A ação reforça o trabalho ostensivo e preventivo realizado pela Guarda Civil Municipal de Tatuí, que atua de forma permanente para garantir a segurança da população e o cumprimento das decisões judiciais, contribuindo para a redução da criminalidade no município.
Alinhada à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), a ação dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ao promover mais segurança e ordem nos espaços urbanos; e o ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes), ao fortalecer o cumprimento da lei, o acesso à justiça e a atuação responsável das instituições públicas em prol da sociedade.